Logo
Logo Logo Logo

Noticías

FMI eleva previsão para PIB do Brasil em 2018, mas destaca reformas

O FMI (Fundo Monetário Internacional) manteve, em seu novo relatório, a estimativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 0,2% neste ano. Para 2018, no entanto, a previsão divulgada nesta terça (18) é mais otimista do que anterior: expansão de 1,7% contra os 1,5% estimados em janeiro.

Mas para que o país consiga recuperar o crescimento, o fundo destaca a implementação de "ambiciosas reformas" que ataquem despesas "insustentáveis", como na seguridade social –que abarca Previdência, saúde e assistência social.

O índice do PIB para 2017 já tinha sido revisado para baixo em janeiro, e apesar do crescimento tímido, há uma melhora em relação à queda dos últimos dois anos: -3,8% em 2015 e -3,6% em 2016.

Em março, o Ministério da Fazenda também reduziu sua projeção de crescimento do PIB para este ano -de 1% para 0,48%-, ajustando os números em relação ao mercado. Já o mercado passou a ver expansão de 40% para este ano, segundo o último boletim Focus, do Banco Central. Para 2018, os analistas brasileiros mantêm expectativa de alta de 2,5%.

Fonte: Folha.com